sábado, 30 de junho de 2007

Hertha de Berlim na apresentação

Está definida a calendarização da pré-temporada no que a jogos de preparação diz respeito. Ao todo são seis as partidas que os comandados de Paulo Bento vão realizar, antes da estreia oficial, dia 11 de Agosto, com o porto, a contar para a Supertaça. Assim, os jogos recomeçam a 14 de Julho com um treino de conjunto com o Sintrense, prolongando-se, depois, nos dia 18, 21 e 28 de Julho. Os escoceses do Hearts defrontaram o Sporting, em Albufeira, enquanto Lille e Hertha de Berlim serão os adversários no Estádio José Alvalade, com o embate com os alemães a servir de apresentação aos sócios e adeptos.

Mas o prato forte da pré-temporada está reservado para o fim-de-semana de 4 e 5 de Agosto. Garantida está a presença no Torneio do Guadiana, defrontando primeiro o Bétis de Sevilha e depois, no domingo, o benfica, naquele que será o primeiro dérbi da temporada.

In: Jornal OJogo

O programa da pré-época do Sporting foi alterado, segundo indicou o site do clube no dia 29 de Junho.
O Hertha de Berlin, equipa reconhecidamente mais fraca e menos reputada, irá substituir o Marselha no jogo de apresentação aos sócios e o Lille, que se tem afirmado como uma das melhores equipas francesas nos últimos anos, irá jogar em Alvalade no lugar do Olympique Lyonnais. (Lyon)
Outra alteração mas menos, digamos, importante, é a troca do Aberdeen pelo Hearts, equipa em que já jogou Maurício Pinilla, também uma equipa escocesa.
Os jogos do torneio do Guadiana mantêm-se, torneio que o Sporting venceu no ano passado, com uma vitória expressiva sobre o benfica por 3-0.

Saudações leoninas!

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Marselha no jogo de apresentação

O jogo de apresentação aos sócios do Sporting 2007/08 vai realizar-se a 21 de Julho com o Marselha, vice-campeão francês.

O primeiro encontro na pré-época está marcado para 18 de Julho, frente aos escoceses do Aberdeen, a disputar no Estádio do Imortal, em Albufeira.

A 28 de Julho, a equipa orientada por Paulo Bento tem ainda agendado um encontro com o hexacampeão francês Lyon.

No início da Agosto, a 4 e 5, os leões voltarão a marcar presença no Torneio do Guadiana, juntamente com benfica e uma terceira equipa, a definir.

O jogo da Supertaça portuguesa com o fc porto será a 11 de Agosto, em local e hora a definir.

In: Record

Prevê-se uma pré-temporada díficil e muito competitiva, com jogos com os dois rivais, embora em situações distintas, que poderão servir de teste para a temporada que se avizinha.
O Sporting jogará também com Marselha e Lyon, provavelmente as duas melhores equipas de França, em Alvalade, sendo também jogos muito complicados e que irão pôr à prova as capacidades da equipa em jogos como os da Liga dos Campeões, com equipas estrangeiras muito fortes.
O jogo de apresentação será frente ao Marselha, como se pode ler na notícia aqui colocada, um adversário que perdeu nesta época de transferências o seu mais carismático jogador, Frank Ribery, mas que continua a ser uma equipa muito perigosa, tendo grandes jogadores como Niang, Taywo e Samir Nasri, apelidado de "novo Zidane" e a mais recente contratação de Gael Givet, Giuly (ex-Barcelona) e Ziani (a quem chamam o novo "Ribery") (sendo estas duas apenas fortes possibilidades e não certezas), constituirão uma forte ameaça para a nossa equipa, que também se está a reforçar muito bem neste mercado. Espera-se, acima de tudo, um clima de festa, e uma vitória Sportinguista.

Saudações leoninas!

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Futsal: Paulinho regressa ao Sporting


Depois de uma época ao serviço do MRA Xota, Paulinho vai regressar ao Sporting, num acordo de empréstimo por um ano estabelecido entre os dois clubes.

O ala brasileiro que representou os "leões" em 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006, regressa assim a uma casa onde já conquistou todos os títulos nacionais, dois campeonatos, uma taça de Portugal e uma Supertaça.

Goleador nato, Paulinho sagrou-se mesmo o "rei dos marcadores" do campeonato nacional em 2005/2006 onde conseguiu ultrapassar a barreira dos 50 golos. Ao serviço dos "leões", marcou 143 golos. Depois de João Benedito, Paulinho é o segundo jogador vindo da Liga Espanhola de futsal a ingressar no Sporting. Visivelmente satisfeito com este regresso, o ala canarinho afirmou ser "um enorme orgulho voltar a esta casa". Confrontado com a época que passou em Espanha, o brasileiro afirmou que teve um bom começo sendo o melhor marcador da equipa na pré-época, "mesmo jogando numa posição diferente daquela que me consagrou em Portugal. No entanto sinto que não me deram a oportunidade que merecia, mas as muitas coisas que passei por lá acabaram por me fazer crescer pessoal e profissionalmente".

As épocas maravilhosas que Paulinho passou no Sporting pesaram bastante na hora do regresso. "Sempre fui bem tratado no Sporting e isso, pesou bastante na decisão do meu regresso. Espero ajudar a conquistar os títulos que este ano escaparam por manifesta falta de sorte", revelou.

Na hora do regresso a Alvalade, Paulinho deixa um apelo. "Quero ver o pavilhão cheio nos nossos jogos, o Sporting tem uns adeptos maravilhosos, e eu quero sentir o calor dos adeptos", exprimiu.

Paulinho chega a Alvalade depois do acordo entre o Sporting Clube de Portugal e o MRA Xota, que prevê a cedência do jogador por uma época a título de empréstimo.

In: Site Oficial Sporting Clube de Portugal

Mais uma grande notícia e uma excelente contratação que visa a continuação do reforço do plantel de futsal para a época 2007/2008, depois das contratações de João Benedito, mais um regresso, Alex e da possibilidade de contratação de Divanei, estrela da FJ Antunes e de Joel Queirós, internacional português que vai abandonar o El Pozo Murcia, onde joga actualmente. Está a ser feito um excelente trabalho por parte da secção de futsal de modo a obter um plantel competitivo para encarar as competições em que a equipa irá participar: Campeonato e Taça de Portugal.

Viva o Sporting!

Uma má notícia


Com vista ao cenário possível que é o regresso de Caneira a Valência, irá o Sporting lançar-se no mercado à procura de um defesa polivalente como o número 12 leonino ou irá apenas promover João Gonçalves e André Marques para a equipa sénior, para as posições de lateral-direito e lateral-esquerdo, respectivamente? A formação é a base mas uma equipa não se constrói apenas a partir de jogadores de 18 anos .. Esperemos alguma acção negocial por parte dos dirigentes leoninos na procura de um defesa-esquerdo, já que André Marques e Ronny não são soluções válidas para um plantel que vai disputar quatro competições importantes ...

De realce também nesta capa de "Abola" é a afirmação de Vukcevic, falando já como um leão:
"Vamos ser campeões!".
Algo àparte, Vukcevic irá usar na camisola o nº 10 enquanto que Izmailov ficará com o nº 7, número de azar no Sporting nos últimos anos. Consideremos os exemplos de Sá Pinto e Niculae e as lesões de que foram alvo quando envergavam este mítico número. No entanto, coincidências não passam disso ..
Boa Sorte Vukcevic e Izmailov!

Saudações Leoninas.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Entradas e Saídas - Futebol

Aqui vou fazer uma revisão mais detalhada das entradas e saídas de jogadores do plantel de futebol profissional leonina neste fim de época.

Saídas

Alecsandro - Uma saída positiva e, de certa maneira, inevitável, devido ao valor da cláusula de empréstimo que mantinha com o Sporting. Um jogador cujo valor não nego, mas que não se afirmou em Alvalade, com apenas 4/5 golos, e que terá agora nova oportunidade no Cruzeiro de Belo Horizonte. Boa sorte Alecs!

Bueno - Outra saída praticamente inevitável de um jogador que "acordou para o mundo" no jogo contra o Nacional da Madeira, com aquele "poker" fabuloso, e que "adormeceu" de novo umas jornadas depois. A sua cláusula também era muito alta para poder ficar com o futebol demonstrado ao longo de um ano inteiro. Mais uma vez, Boa Sorte em nova aventura "francesa".

Carlos Martins - Um diamante por lapidar que não se conseguiu afirmar em Alvalade e tentará agora mostrar porque já foi chamado à selecção portuguesa num dos campeonatos mais competitivos do Mundo, o Espanhol. É um "coração de leão", que devido às lesões e aos problemas "off-futebol" que teve, não conseguiu o rendimento esperado, ao fim de uma época em que prometia. A este sim, pelo tempo que cá esteve e pelo seu "Sportinguismo" desejo uma Grande Sorte e o desejo de que possa voltar um dia.

Rodrigo Tello - A desilusão do mercado. Não esperava tal atitude do Chileno que me começava a agradar e começava a tomar de estaca na lateral-esquerda do onze de Paulo Bento.
Tinha todo o direito ao tomar a atitude que tomou (assinar contrato com outro clube) desde que não tivesse fugido aos seus compromissos para com os nossos dirigentes e "voado" para a Turquia sem que ninguém do Sporting soubesse. A este jogador, que aprecio enquanto futebolista, NÃO desejo boa sorte, apenas o desejo de que não volte.

Miguel Garcia - Foram ainda umas largas épocas ao serviço do Sporting. No entanto, deste jogador só retiro duas coisas positivas: o seu amor a este Clube e o Golo em Alkmaar, que fez dele para muitos "O herói de Alkmaar". Como jogador, fraco, muito fraco, deixa algumas saudades pela sua dedicação, mas nada mais. Boa Sorte em Itália, Miguel!

Custódio - Ver o "homem dos passes para trás" fazer uma movimentação atacante é algo de milagroso. Pessoalmente, Custódio não deixa saudades, nem pelo seu amor ao Clube, que duvido que exista, depois das suas polémicas afirmações, nem, claramente, pela sua qualidade enquanto jogador, que também deixa muito a desejar. Mais um jogador da formação, um dos poucos que chega à equipa principal e não dá mostras de qualidade, no entanto,
Boa Sorte na Rússia, Custódio.

João Alves (?) - Transferência caríssima para o valor futebolístico que demonstrou em Alvalade, como indicam os 2,5 Milhões de Euros que o Sporting dispendeu por apenas metade do seu passe. João Alves parece estar de volta ao Minho, com destino incerto, Sp. Braga ou V. Guimarães. Em Alvalade não ficará quase de certeza. Boa Sorte João Alves.

Entradas

Romagnoli -
Uma permanência tão desejada por todos os sportinguistas. O argentino, "El Pipi" como é chamado no seu país, convenceu pelo final de época maravilhoso que nos fez sonhar com a conquista do Campeonato e que nos deu a Taça de Portugal. No ínicio da época, era mais um no sector intermediário, agora é Senhor do Meio Campo leonino, sendo uma mais-valia para o Sporting da época 2007/2008.

Gladstone - Vindo do Cruzeiro de Belo Horizonte, este defesa-central tem muito para dar. Com passagens não tão bem sucedidas por Juventus e Verona, este brasileiro promete fazer melhor e, pela minha parte, desejo-lhe a melhor sorte do Mundo e que se adapte muito bem ao nosso futebol. Digo que não conheço muito sobre Gladstone, mas confio nos dirigentes leoninos e nas suas aquisições nesta época de transferências. Polga, Caneira e Tonel têm mais um concorrente ..

Izmailov - Na minha opinião, uma excelente transferência de um internacional Russo, por empréstimo, sem custos adicionais e com cláusula de opção. Espera-se que saia um sucessor de Nani no meio campo do Sporting, com mais experiência ainda. Esta é a sua primeira passagem pela Europa, desejo-lhe muita sorte e que nos faça vibrar com jogadas de verdadeira arte futebolística.

Vukcevic (?) - Transferência ainda não garantida, mas perto de se confirmar. O internacional por Montenegro esteve perto do fcporto, mas acabou por ser o Sporting a ganhar a luta por ele. Dizem que tem um pé esquerdo forte e muita técnica, tendo o Sporting adquirido 50% do seu passe por 2 Milhões de Euros.

Derlei - A surpresa do mercado português até agora, na minha opinião. Claramente uma aposta pessoal de Paulo Bento, o brasileiro, que já passou pelos 2 rivais, vai tentar mostrar agora porque o apelidavam de "O Ninja" nas suas melhores épocas. Depois de uma época menos bem sucedida nos rivais de Lisboa, Derlei está apostado em mostrar aos portugueses que ainda é um jogador válido nosso campeonato e que ainda é um goleador nato.

Paulo Renato - Proveniente da formação leonina, o "Lucho" do Sporting promete qualidade e é mais um concorrente para os 4 centrais que o Sporting já dispõe. Vindo de um empréstimo ao Real Massamá, ex-clube de Nani também, Renato ganhou alguma experiência a nível profissional e tenciona aplicá-la ao serviço do plantel sénior do Sporting. Boa Sorte "Míudo"!

Adrien Silva - Este é um jovem jogador que já é referência na Europa. Proveniente também da formação, foi chamado para a Selecção Europeia de 2006, mas não pode comparecer devido a uma lesão que teve nessa altura. O médio é referenciado por todos os treinadores da formação como um jogador fabuloso e tentará mostrá-lo às ordens de Paulo Bento.

Yannick Pupo - Sobre este jogador, não me irei alongar muito pois não é muita a informação que conheço sobre si. Proveniente das escolas do Corinthians, Yannick Pupo é um nº 10 brasileiro que fará a pré-época com o plantel principal depois de uma época e meia nos juniores. Desejo-lhe também muita sorte nesta primeira experiência ao mais alto nível.

Se me tiver esquecido de algum jogador, avisem em comentário, rectificá-lo-ei.

Saudações Leoninas!

Rescaldo da Época 2006/2007 - Preparação da Época 2007/2008

Esta época desportiva não se pode considerar negativa para os lados do nosso Sporting.
Como é óbvio, o nosso objectivo será sempre vencer, mas penso que, aliada aos troféus que conquistámos esta época, se estabeleceu uma excelente base para um futuro próximo.

Futebol

Nesta modalidade, apenas vou falar do futebol sénior. Quanto às camadas jovens, apenas deixo Parabéns pelo Campeonato de Juvenis e os 2º lugares em Juniores e Iniciados.
Esta foi uma boa época da nossa equipa, que, na minha opinião, teve como picos a vitória na Taça de Portugal e a vitória sobre o Inter de Milão em casa. Conquistámos também o apuramento directo para a fase de grupos da Liga dos Campeões, através do 2º lugar na Liga bWin.
Para a próxima época, já começou a agitar-se o mercado.
A venda de Nani foi claramente um bom negócio, na minha opinião, o melhor negócio de sempre do clube. Realço também as saídas de Tello, Custódio, C. Martins e M. Garcia, jogadores já há muito tempo no Sporting mas sem grande valor para um plantel que se exige forte.
Com as compras de Izmailov e Vukcevic, penso que se equilibrou de forma fantástica o plantel depois das saídas de Nani e Carlos Martins, já que estes jogadores aparentam ter tanta qualidade como os anteriores. Gladstone, é, na minha opinião, uma excelente contratação para reforçar o sector defensivo e a contratação de Derlei, claramente uma aposta pessoal do Mister Paulo Bento, pode revelar-se uma autêntica surpresa, após a sua prestação no clube do outro lado da 2ª circular.
Falta agora um defesa-esquerdo e um avançado possante, quiçá um bom avançado da Liga Portuguesa ou mesmo um bom jogador do estrangeiro a um bom preço.
Ver-se-à ..

Futsal

Esta época de Futsal, apesar da excelente contratação de Davi, campeão europeu ao serviço do Action 21 Charleroi da Bélgica, e das renovações de Déo e Evandro, ficou marcada pela não-conquista de qualquer troféu, tendo os nossos rivais conquistado Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça, embora esta última se englobe no términe da época passada.
Foi o Dinheiro a falar mais alto, já que é sabido que esse clube que venceu as 3 competições tem um orçamento superior ao triplo daquele que o Sporting disponibilizou para esta modalidade na época de 2006/2007, tendo no seu plantel quase metade da selecção portuguesa.
No entanto, para o ano, avizinha-se um ano bem mais competitivo nesta modalidade, já que o Sporting se está a reforçar muito bem, com as contratações do ex-companheiro de equipa de Davi no Action 21 Charleroi, Alex, e a contratação de João Benedito, para muitos o melhor guarda-redes do Mundo e que não teve oportunidades no Playas de Castellon devido às constantes lesões de que foi alvo no ano anterior. Benedito tinha deixado a promessa de um regresso que ocorreu mais cedo do que todos esperavam, para benefício do Sporting.
Penso que para o ano, a Taça e o Campeonato não irão escapar ao Sporting, que, com a qualidade dos reforços já confirmados, aliados à possível contratação de Divanei, estrela da FJ Antunes, surpresa do último campeonato, e à qualidade inegável de Paulo Fernandes, o nosso treinador, tem tudo o que necessita para vencer.


Apenas falo sobre estas duas modalidades porque são as únicas que acompanho sempre, para além do Andebol, que acompanho regularmente, o que não me permite ter conhecimentos suficientes sobre a equipa para fazer um rescaldo da época quanto a esta modalidade.

Saudações Leoninas!

Introdução


Boas Caros Sportinguistas,

Este é um novo blogue sobre o nosso clube, a que dei o nome de "Um Clube Diferente" porque é isso mesmo que somos, um clube eclético, vencedor, campeão e tudo o que conseguirem arranjar para descrever o Melhor Clube de Portugal ..


O Sporting Clube de Portugal!

Esta é a primeira imagem que publico, pois, além do Ecletismo do nosso clube, é aquilo de que mais me
orgulho. Um projecto antigo já, que dá frutos no presente e será a base do sucesso do Sporting no futuro, com toda a certeza.














Sobre mim, não tenho muito a dizer, sou mais um "Coração de Leão", que como qualquer Sportinguista, diz que somos os Melhores Adeptos do Mundo, que é isso mesmo que somos, sempre ao lado do nosso clube, fiéis aos nossos princípios leoninos, pondo até por vezes o clube à frente da nossa pessoa ...

Este é um espaço em que irei publicar frequentemente, com notícias sobre o nosso clube e algo de mais "extraordinário" sobre o Mundo Desportivo em geral.


Saudações Leoninas!