segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Muita paixão...


Foi um clássico à moda antiga, aquele que foi ontem jogado no Estádio de Alvalade. Sporting e Porto defrontaram-se num jogo emotivo, de grande qualidade, e que o árbitro, bruno paixão, decidiu estragar.

Foram, acredite-se ou não, 17 cartões mostrados pelo árbitro ao longo de todo o jogo (3 expulsões).

Após uma primeira parte de luxo, do nosso lado, em que chegámos à vantagem num cabeceamento de Liédson, demos um pouco o controlo do jogo ao Porto no início da segunda, o que resultou no golo do empate, por Hulk. Curiosamente, quem acompanhava o supersónico brasileiro era o jogador mais lento do Sporting, Fábio Rochemback, que nada conseguiu fazer para o parar.

Pouco depois, começou o festival de paixão (a letra minúscula é obviamente intencional, tal o respeito que este senhor merece). Num lance em que Patrício abalroa Hulk na área e este se vira contra Caneira, o árbitro, a pedido do auxiliar, prontamente acedido, decide mostrar amarelo aos dois últimos, que se revelaria decisivo para o decorrer do jogo. Marco Caneira tinha já visto um cartão amarelo, também ele despropositado, no primeiro tempo, tendo assim sido expulso, de forma vergonhosa.

O espectáculo tinha acabado de começar. A partir desse momento, o Porto teve um ligeiro ascendente sobre o Sporting, naturalmente, tendo sido a única altura do jogo em que se pode dizer que realmente não jogámos bem, mas Pedro Emanuel foi expulso minutos depois, vendo o segundo amarelo depois de uma entrada dura sobre João Moutinho. O Sporting repôs então o domínio e controlo do jogo que tinha alcançado nos primeiros 45 minutos, tendo sido a única equipa a evitar as grandes penalidades, que haveriam de surgir.

Entretanto, uma mão EVIDENTE de Rolando, central do Porto, na sua grande área, quando o resto do seu corpo se encontrava quase a um metro, e uma obstrução de Bruno Alves a Abel, dentro da mesma área, são outros lances a evidenciar.

Já quando as grandes penalidades eram o cenário mais provável, Hulk foi ainda expulso, também ele por acumulação de amarelos, depois de um mergulho vergonhoso para o relvado, tendo sido dos poucos lances que o árbitro julgou bem. Curioso o facto de este artista ter vindo dizer, no final, que todos viram que a sua expulsão foi injusta. Que falta de vergonha, sr. Hulk...

Na lotaria, os nortenhos haveriam de vencer, por 4-5, tendo os penaltys leoninos sido falhados por Rochemback e Abel.

A equipa esteve muito bem, no geral, tendo feito aquela que foi de longe, até ao momento, a melhor exibição da época.

Podíamos e merecíamos ter vencido, e por mais do que a margem mínima, mas há dias assim, em que tudo acontece...

Patrício esteve seguro, não tendo também tido muito trabalho a fazer. Culpas só nas GP's, em que há pelo menos 3 remates que poderia ter agarrado.

Na defesa, Abel foi, na minha opinião, o pior. Jogou mal durante os 120 minutos, com várias falhas quer a nível ofensivo quer defensivo, tendo ainda para mais sido este a falhar o derradeiro remate. Os restantes estiveram a bom nível.

No meio campo, o losango funcionou na perfeição, ao longo do primeiro tempo, tendo no entanto tido algumas falhas no restante tempo, muito devido à súbita ausência de Leandro Romagnoli, que desapareceu de uma parte para a outra.

Os atacantes estiveram muito bem, quer Liédson quer Hélder Postiga, mas a sorte não esteve com ambos em muitas jogadas, apesar do golo inaugural do "Levezinho".

Paulo Bento no final classificou o árbitro como incompetente, dizendo que somos geralmente muito simpáticos para com esta corja a que dão o nome de árbitros portugueses.Soares Franco afirmou que o Sporting perdeu com "muita paixão". Nem é preciso dizer mais nada...

Para finalizar, deixo aqui os meus parabéns aos 25800 espectadores do Sporting que ontem se deslocaram a Alvalade. À semelhança do que sucedeu na recepção ao Shakhtar, em que felizmente pude estar presente, foram poucos mas muito bons, com um apoio constante à equipa.

Saudações Leoninas,

Um comentário:

Anônimo disse...

pool attributes sofer ettie machinery sing indirectly smes volunteerism counselors phnutr
semelokertes marchimundui