O destaque, obviamente, foi para jogadores do vencedor da Liga dos Campeões do ano passado, o AC Milan. Paolo Maldini venceu o prémio de defesa do ano, tendo Seedorf e Kaka' vencido os prémios seguintes. (melhor médio e avançado)
O próprio Ricardo Kaka' acabaria por vencer o prémio de melhor jogador do ano 2007, no geral.
Agora partamos ao que interessa: o sorteio.
A nossa equipa encontrava-se no Pote 3 à partida, sendo que as outras duas equipas portuguesas seriam sorteadas a partir do Pote 2. Os adversários mais temidos por mim para o Sporting seriam o Barcelona (Pote 1), o Sevilla ou o Lyon no Pote 2 (sim, sei que duas equipas do mesmo país não podem ficar no mesmo grupo) e o Shakhtar Doneskt no 4º Pote.
Saiu o sorteio, e ditou:



Grupo F: Manchester United, AS Roma, Sporting Clube de Portugal e Dínamo de Kiev no mesmo grupo.
O sorteio não nos foi muito favorável, mas não nos podemos queixar tendo em conta as equipas que foram sorteadas no ano passado.
O porto irá defrontar Liverpool (vice-campeão da prova), Marseille e Besiktas, num grupo em que aponto Liverpool e Besiktas como primeiros classificados.
Os vermelhuscos, pela primeira vez, e felizmente, têm um grupo muito difícil pela frente: AC Milan (campeão em título), Celtic de Glasgow e Shakhtar Doneskt são os seus adversários, num grupo em que penso que irão ficar em 3º ou 4º.
Voltando ao Sporting, que é o que mais me interessa, irei fazer uma análise das equipas do grupo individualmente:
Manchester United: Grande equipa em baixa forma. Os Red Devils apenas conseguiram 5 pontos em 4 jogos para a Premiership até agora. Jogos muito fracos tem feito esta equipa com a qual simpatizo. Anseia-se o regresso de Nani e, sobretudo, Cristiano Ronaldo, à casa onde foram criados e onde pertencem. 3 pontos nos 2 jogos não seria nada mau.
AS Roma: Os romanos, depois de conquistarem o seu último título no início deste século, voltaram a estar em grande no último campeonato italiano. Aproveitaram a despromoção da Juventus e a penalização da qual o AC Milan foi alvo para conseguirem um fantástico 2º lugar.
Peças como Totti, Vucinic, De Rossi e Mancini terão que ser anuladas pela nossa equipa para conseguirmos um bom resultado frente à squadra Romana. Se conseguíssemos fazer 2 pontos frente à Roma seria óptimo.
Dínamo de Kiev: Quando falei que o Shakhtar era a equipa que mais receava no 4º Pote, não descurei a dificuldade que pudéssemos ter se encontrássemos esta outra equipa ucraniana. 2ª equipa do Campeonato Ucraniano nos últimos anos, têm bons jogadores, sendo o mais conhecido no resto da Europa Artem Milevskiy, um grande goleador que se falou, na época passada, que poderia ter ingressado no Sporting. Vencer em casa é prioridade, na Ucrânia é sempre difícil mas devemos procurar um bom resultado.
Conjugando os resultados possíveis que indiquei, a qualificação seria uma realidade, e penso que é este o ano em que voltaremos a estar em grande na Europa.
Saudações Leoninas!