domingo, 12 de agosto de 2007

Novo Troféu para Alvalade!

E assim foi, o Sporting conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, referente à época 2006/2007, ao vencer por 1-0 o Porto no Municipal de Leiria.
Num jogo mal disputado, sempre muito equilibrado, o Sporting acabou por vencer com um golaço de Marat Izmailov, considerado por muitos o nosso melhor reforço, à passagem do minuto 76', num jogo em que, curiosamente, jogou mal, à semelhança do resto da equipa.

O Porto viu ainda 2 golos serem negados pelos ferros da baliza de Stojkovic.

Aqui farei uma análise pessoal, com notas de 0 a 5, aos jogadores do Sporting que intervieram nesta partida.

Stojkovic (3): Uma exibição algo àquem do que vinha mostrando ao longo da pré-época. Stojkovic esteve mal em duas bolas 'bombeadas' pelo Porto para a área, que podiam ter custado caro à nossa equipa. Nas bolas que embateram nos postes, nada poderia fazer.

Pedro Silva (2): Devido a lesão, saiu muito cedo de jogo, nota para 2 jogadas em que conseguiu parar Quaresma de forma exemplar.

Tonel (3): Bem ao longo de todo o jogo, não complicou e esteve pouco participativo no ataque, ao contrário do que é normal.

Polga (4): Já não surpreende ninguém uma nomeação de Anderson Polga como melhor em campo. Na minha opinião, assim o foi. Irrepreensível na defesa, não complicou e levou Adriano ao desespero em grandes partes do jogo. Merece uma convocatória à selecção do Brasil, em vez de por lá andarem com Luisões.

Abel (3): Abel é um jogador muito constante, e desde o fim da última temporada que tem feito excelentes exibições. Num jogo em que a equipa, no geral, esteve mal, merece uma nota de destaque.

M. Veloso (3): Revelou neste jogo muitas deficiências em relação à forma como acabou a época passada, mas é normal, tendo em conta a altura em que o jogo se realiza. Participou na jogada do golo, tendo sido ele a fazer o passe para Izmailov.

Moutinho (3): Algo apagado do jogo em relação ao que sempre se espera dele. No entanto, sempre muito seguro, lutador, sem errar e com uma excelente capacidade de liderança, tendo em conta a sua idade.

Marat Izmailov (4): Que dizer de um jogador que não faz nada ao longo de todo o jogo e que, num subito 'ataque' de inspiração, faz um golo 'de outro mundo' ?
O golo valeu a Supertaça, e apesar de ter estado muito apagado, merece esta nota.

Romagnoli (3): Fez um jogo razoável, penso que a estratégia defensiva do Porto, com 3 médios defensivos, não o favoreceu, pois beneficiou de menos espaço para organizar o jogo da equipa. Ainda assim, realizou um bom jogo, com destaque para a jogada do golo, em que passou de forma fantástica por 2 jogadores portistas.

Derlei (2): Sinceramente, apesar do destaque negativo que se tem dado a Derlei, esperava mais do avançado para este jogo. Como já é habitual, lutou, esforçou-se muito, mas a sua falta de velocidade foi um factor que em nada ajudou a equipa. A meio da segunda parte, já era um 'peso' a mais em campo, sendo a sua substituição por Yannick a decisão mais acertada.

Liédson (3): O Levezinho não foi decisivo como eu esperava. Com a sua raça em campo, deu muito trabalho a P. Emanuel e Bruno Alves, mas não marcou.

Ronny (2): Foi forçado a entrar muito cedo no jogo para o lugar de Pedro Silva. Um jogo muito mau deste jogador que, continuo a dizer, não tem qualidade para jogar no Sporting, com muitos passes falhados, muita insegurança e, acima de tudo, muito pouca agressividade que apenas beneficiou o Porto.

Yannick (3): Jogou pouco tempo, ao entrar para o lugar de Derlei, mas acabou por ser importante no fim do jogo na conservação da bola, para segurar o resultado. Não complicou.

E assim é, mais um troféu para Alvalade, o segundo consecutivo, parece que o futebol português pode estar a mudar, o domínio portista está a acabar.

Saudações leoninas!

Um comentário:

Anônimo disse...

Já agora, em relação ao Izmailov, convém referir que o pobre moço jogou inferiorizado por uma dor/lesão após uma entrada pouco depois da lesão do Pedro Silva. Sendo duma escola MUIIIITO diferente da latina, optou por não dizer nada porque o seu treinador já tinha sido obrigado a fazer uma substituição forçada, e num jogo que poderia muito bem ir a prolongamento...

Escolas como esta, infelizmente, há muito que não existem... :/