quarta-feira, 27 de junho de 2007

Entradas e Saídas - Futebol

Aqui vou fazer uma revisão mais detalhada das entradas e saídas de jogadores do plantel de futebol profissional leonina neste fim de época.

Saídas

Alecsandro - Uma saída positiva e, de certa maneira, inevitável, devido ao valor da cláusula de empréstimo que mantinha com o Sporting. Um jogador cujo valor não nego, mas que não se afirmou em Alvalade, com apenas 4/5 golos, e que terá agora nova oportunidade no Cruzeiro de Belo Horizonte. Boa sorte Alecs!

Bueno - Outra saída praticamente inevitável de um jogador que "acordou para o mundo" no jogo contra o Nacional da Madeira, com aquele "poker" fabuloso, e que "adormeceu" de novo umas jornadas depois. A sua cláusula também era muito alta para poder ficar com o futebol demonstrado ao longo de um ano inteiro. Mais uma vez, Boa Sorte em nova aventura "francesa".

Carlos Martins - Um diamante por lapidar que não se conseguiu afirmar em Alvalade e tentará agora mostrar porque já foi chamado à selecção portuguesa num dos campeonatos mais competitivos do Mundo, o Espanhol. É um "coração de leão", que devido às lesões e aos problemas "off-futebol" que teve, não conseguiu o rendimento esperado, ao fim de uma época em que prometia. A este sim, pelo tempo que cá esteve e pelo seu "Sportinguismo" desejo uma Grande Sorte e o desejo de que possa voltar um dia.

Rodrigo Tello - A desilusão do mercado. Não esperava tal atitude do Chileno que me começava a agradar e começava a tomar de estaca na lateral-esquerda do onze de Paulo Bento.
Tinha todo o direito ao tomar a atitude que tomou (assinar contrato com outro clube) desde que não tivesse fugido aos seus compromissos para com os nossos dirigentes e "voado" para a Turquia sem que ninguém do Sporting soubesse. A este jogador, que aprecio enquanto futebolista, NÃO desejo boa sorte, apenas o desejo de que não volte.

Miguel Garcia - Foram ainda umas largas épocas ao serviço do Sporting. No entanto, deste jogador só retiro duas coisas positivas: o seu amor a este Clube e o Golo em Alkmaar, que fez dele para muitos "O herói de Alkmaar". Como jogador, fraco, muito fraco, deixa algumas saudades pela sua dedicação, mas nada mais. Boa Sorte em Itália, Miguel!

Custódio - Ver o "homem dos passes para trás" fazer uma movimentação atacante é algo de milagroso. Pessoalmente, Custódio não deixa saudades, nem pelo seu amor ao Clube, que duvido que exista, depois das suas polémicas afirmações, nem, claramente, pela sua qualidade enquanto jogador, que também deixa muito a desejar. Mais um jogador da formação, um dos poucos que chega à equipa principal e não dá mostras de qualidade, no entanto,
Boa Sorte na Rússia, Custódio.

João Alves (?) - Transferência caríssima para o valor futebolístico que demonstrou em Alvalade, como indicam os 2,5 Milhões de Euros que o Sporting dispendeu por apenas metade do seu passe. João Alves parece estar de volta ao Minho, com destino incerto, Sp. Braga ou V. Guimarães. Em Alvalade não ficará quase de certeza. Boa Sorte João Alves.

Entradas

Romagnoli -
Uma permanência tão desejada por todos os sportinguistas. O argentino, "El Pipi" como é chamado no seu país, convenceu pelo final de época maravilhoso que nos fez sonhar com a conquista do Campeonato e que nos deu a Taça de Portugal. No ínicio da época, era mais um no sector intermediário, agora é Senhor do Meio Campo leonino, sendo uma mais-valia para o Sporting da época 2007/2008.

Gladstone - Vindo do Cruzeiro de Belo Horizonte, este defesa-central tem muito para dar. Com passagens não tão bem sucedidas por Juventus e Verona, este brasileiro promete fazer melhor e, pela minha parte, desejo-lhe a melhor sorte do Mundo e que se adapte muito bem ao nosso futebol. Digo que não conheço muito sobre Gladstone, mas confio nos dirigentes leoninos e nas suas aquisições nesta época de transferências. Polga, Caneira e Tonel têm mais um concorrente ..

Izmailov - Na minha opinião, uma excelente transferência de um internacional Russo, por empréstimo, sem custos adicionais e com cláusula de opção. Espera-se que saia um sucessor de Nani no meio campo do Sporting, com mais experiência ainda. Esta é a sua primeira passagem pela Europa, desejo-lhe muita sorte e que nos faça vibrar com jogadas de verdadeira arte futebolística.

Vukcevic (?) - Transferência ainda não garantida, mas perto de se confirmar. O internacional por Montenegro esteve perto do fcporto, mas acabou por ser o Sporting a ganhar a luta por ele. Dizem que tem um pé esquerdo forte e muita técnica, tendo o Sporting adquirido 50% do seu passe por 2 Milhões de Euros.

Derlei - A surpresa do mercado português até agora, na minha opinião. Claramente uma aposta pessoal de Paulo Bento, o brasileiro, que já passou pelos 2 rivais, vai tentar mostrar agora porque o apelidavam de "O Ninja" nas suas melhores épocas. Depois de uma época menos bem sucedida nos rivais de Lisboa, Derlei está apostado em mostrar aos portugueses que ainda é um jogador válido nosso campeonato e que ainda é um goleador nato.

Paulo Renato - Proveniente da formação leonina, o "Lucho" do Sporting promete qualidade e é mais um concorrente para os 4 centrais que o Sporting já dispõe. Vindo de um empréstimo ao Real Massamá, ex-clube de Nani também, Renato ganhou alguma experiência a nível profissional e tenciona aplicá-la ao serviço do plantel sénior do Sporting. Boa Sorte "Míudo"!

Adrien Silva - Este é um jovem jogador que já é referência na Europa. Proveniente também da formação, foi chamado para a Selecção Europeia de 2006, mas não pode comparecer devido a uma lesão que teve nessa altura. O médio é referenciado por todos os treinadores da formação como um jogador fabuloso e tentará mostrá-lo às ordens de Paulo Bento.

Yannick Pupo - Sobre este jogador, não me irei alongar muito pois não é muita a informação que conheço sobre si. Proveniente das escolas do Corinthians, Yannick Pupo é um nº 10 brasileiro que fará a pré-época com o plantel principal depois de uma época e meia nos juniores. Desejo-lhe também muita sorte nesta primeira experiência ao mais alto nível.

Se me tiver esquecido de algum jogador, avisem em comentário, rectificá-lo-ei.

Saudações Leoninas!

Nenhum comentário: