quarta-feira, 27 de junho de 2007

Rescaldo da Época 2006/2007 - Preparação da Época 2007/2008

Esta época desportiva não se pode considerar negativa para os lados do nosso Sporting.
Como é óbvio, o nosso objectivo será sempre vencer, mas penso que, aliada aos troféus que conquistámos esta época, se estabeleceu uma excelente base para um futuro próximo.

Futebol

Nesta modalidade, apenas vou falar do futebol sénior. Quanto às camadas jovens, apenas deixo Parabéns pelo Campeonato de Juvenis e os 2º lugares em Juniores e Iniciados.
Esta foi uma boa época da nossa equipa, que, na minha opinião, teve como picos a vitória na Taça de Portugal e a vitória sobre o Inter de Milão em casa. Conquistámos também o apuramento directo para a fase de grupos da Liga dos Campeões, através do 2º lugar na Liga bWin.
Para a próxima época, já começou a agitar-se o mercado.
A venda de Nani foi claramente um bom negócio, na minha opinião, o melhor negócio de sempre do clube. Realço também as saídas de Tello, Custódio, C. Martins e M. Garcia, jogadores já há muito tempo no Sporting mas sem grande valor para um plantel que se exige forte.
Com as compras de Izmailov e Vukcevic, penso que se equilibrou de forma fantástica o plantel depois das saídas de Nani e Carlos Martins, já que estes jogadores aparentam ter tanta qualidade como os anteriores. Gladstone, é, na minha opinião, uma excelente contratação para reforçar o sector defensivo e a contratação de Derlei, claramente uma aposta pessoal do Mister Paulo Bento, pode revelar-se uma autêntica surpresa, após a sua prestação no clube do outro lado da 2ª circular.
Falta agora um defesa-esquerdo e um avançado possante, quiçá um bom avançado da Liga Portuguesa ou mesmo um bom jogador do estrangeiro a um bom preço.
Ver-se-à ..

Futsal

Esta época de Futsal, apesar da excelente contratação de Davi, campeão europeu ao serviço do Action 21 Charleroi da Bélgica, e das renovações de Déo e Evandro, ficou marcada pela não-conquista de qualquer troféu, tendo os nossos rivais conquistado Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça, embora esta última se englobe no términe da época passada.
Foi o Dinheiro a falar mais alto, já que é sabido que esse clube que venceu as 3 competições tem um orçamento superior ao triplo daquele que o Sporting disponibilizou para esta modalidade na época de 2006/2007, tendo no seu plantel quase metade da selecção portuguesa.
No entanto, para o ano, avizinha-se um ano bem mais competitivo nesta modalidade, já que o Sporting se está a reforçar muito bem, com as contratações do ex-companheiro de equipa de Davi no Action 21 Charleroi, Alex, e a contratação de João Benedito, para muitos o melhor guarda-redes do Mundo e que não teve oportunidades no Playas de Castellon devido às constantes lesões de que foi alvo no ano anterior. Benedito tinha deixado a promessa de um regresso que ocorreu mais cedo do que todos esperavam, para benefício do Sporting.
Penso que para o ano, a Taça e o Campeonato não irão escapar ao Sporting, que, com a qualidade dos reforços já confirmados, aliados à possível contratação de Divanei, estrela da FJ Antunes, surpresa do último campeonato, e à qualidade inegável de Paulo Fernandes, o nosso treinador, tem tudo o que necessita para vencer.


Apenas falo sobre estas duas modalidades porque são as únicas que acompanho sempre, para além do Andebol, que acompanho regularmente, o que não me permite ter conhecimentos suficientes sobre a equipa para fazer um rescaldo da época quanto a esta modalidade.

Saudações Leoninas!

Nenhum comentário: